sábado, 29 de junho de 2013

Cuidado!! Maquiagem também tem prazo de validade.

   Oi amores! Voltei! Hehehe,depois de algum tempo longe do blog confesso que eu já estava morrendo de saudades de vocês. Para quem não sabe eu estive meio doentinha,mas agora estou me recuperando e já me sinto bem melhor. Bom vamos parar de blá blá e vamos logo ao ponto.
   Hoje irei falar sobre um assunto muito importante e que muitas vezes algumas pessoas esquecem ou até mesmo ignoram. Meninas aqui entre nós: vocês costumam olhar o prazo de validade das maquiagens?
   Ops! Como assim? Vish! Só as vezes! A verdade é que quase ninguém olha para esse detalhe tão importante. Olhar sempre o prazo de validade,tanto no ato da compra ou checar sempre,é importante para que depois não tenhamos sérios ricos a nossa saúde.
   Irritações e alergias são alguns dos riscos que a pele pode sofrer ao usar maquiagem fora da validade.




   Você adora maquiagem? Não resiste a uma novidade na prateleira? Uma nova cor de batom, tipos de base, sombras em creme, em pó, líquida, enfim, são inúmeras as versões dos produtos que o mercado oferece. Ou você é maquiador profissional e eles são seus instrumentos de trabalho? Fique atento,pois um cuidado não muito comentado é o prazo de validade de cada maquiagem. Assim como todo cosmético,ela também apresenta riscos à saúde se for utilizada de maneira inadequada.
   Um produto que tem seu prazo de validade vencido há pouco tempo,não vai estragar de uma hora para outra. Mas daquele dia em diante,não há mais a garantia que o paciente tem de,se usar e ocorrer uma alergia, ser ressarcido ou responsabilizar a empresa pelas reações adversas. O produto perde toda sua garantia.
   Vale lembrar que a máscara para cílios e os cosméticos que tem proximidade com mucosas ou olhos são geralmente os mais perigosos e os campeões das queixas nos dermatologistas. A pele já tem um sistema de defesa e uma microbiota muito eficaz de proteção contra bactérias e ácidos. Mas os olhos e as mucosas já são mais desprotegidos.
   Outra dica é que, geralmente, a contaminação recente não altera cor nem odor do produto. Mas pode contaminar o usuário, mesmo com poucas colônias formadas. Deve-se lembrar que bactéria é microscópica! Quando o produto mudou de cor, o odor está bem alterado, então, é contaminação na certa. Por isso, não confie naquele blush lindo e com cara de novinho, ainda depois de vários meses. Não importa se é uma base ou batom, a base atinge uma área maior do rosto, sua contaminação acaba por ser mais agressiva que a do batom, mas o risco é igual a ambos.
   As reações são iguais ou ainda piores que os cosméticos. Pois, na maquiagem, a quantidade de corante, potencialmente alergênico, é muito maior. Produtos expostos ao consumo e que apresentem problemas físico-químicos e ou microbiológica, além de descumprirem os requisitos técnicos de qualidade podem, ainda, colocar em risco a saúde do consumidor configurando infração sanitária.
   Fique atento! Muitas mulheres já usaram alguma vez na vida uma maquiagem vencida, seja uma sombra, batom ou outro acessório. Devido ao aumento pelo consumo de maquiagens no mercado, muitas acabam esquecendo de descartar aquela base que não usa mais e de última hora, acabam usando sem saber que esta vencido. Com isso, prejudicam a própria pele.
   Os problemas não demoram a aparecer. Especialistas relatam que algumas alterações na fórmula, como cheiro e textura, podem apresentar um perigo real à saúde da pele. O maior risco de usar maquiagem vencida é causar alergia e irritação na pele. Além disso, o óleo que se separa do produto pode obstruir os poros e propiciar o surgimento de acne.
   Além de ser prejudicial à saúde o uso de maquiagem vencida, o resultado não é dos melhores depois de finalizar uma make. A pele fica craqueada e sem brilho. Se sentir que a pele esta começando ou já estiver irritada, procure um médico imediatamente para começar um tratamento e confirmar se a reação foi devido ao uso de maquiagem vencida.
Momento exato de descartar:
   Os sinais de que o produto não está mais indicado para o uso é mudança de odor, cor e consistência do produto. O pó compacto pode rachar, o lápis pode ressecar, produtos líquidos podem ficar bifásicos (quando os componentes se separam) e o hidratante pode oxidar, adquirindo um tom amarelado.
Armazenamento adequado:
   Para garantir vida útil dos cosméticos é preciso guardá-los em ambientes arejados, longe do sol e da umidade (exceto em banheiros). Gavetas de madeira é uma outra opção de garantir que suas maquiagens não se estraguem.
   Há duas maneiras diferentes de encontrar a data de validade na embalagem: uma data específica ou a imagem de um potinho aberto, que aponta a duração contando da data em que o produto foi aberto. Como de costume, jogamos fora a embalagem com a data de validade. Seguindo a dica,é recomendável colar etiqueta no produto com a data de validade ou a data em que ele foi aberto.

   Pois bem meninas,espero que tenham gostado das dicas e fiquem sempre atentas!!
   Curtam nossa page no facebook que é o  Feminilidade Sem Frescura,obrigada pela visita,bjos e até a próxima!

Nenhum comentário: